Não paro de pensar neste tema e acho que só conseguirei quando terminar de escrever sobre ele. Então vamos lá!
Todos(as) nós temos expectativas quanto a nossa própria vida e quanto a vida dos outros, especialmente nossos filhos, cônjuges, pais, irmãos, líderes. O problema é quando essas expectativas não são exatamente os planos de Deus e quando alcançá-las não é o que podemos chamar de uma conquista, mas um retrocesso politicamente correto, cheio de justificativas plausíveis. Então, como nos libertar dessas expectativas se elas fazem parte da nossa natureza? Um bom começo é trocar de natureza. Isso significa nascer de novo.Uma pessoa que nasce de novo, que nasce espiritualmente, recebe de Deus uma nova natureza e o poder para conhecer e viver os planos e sonhos Dele. A transformação que Deus faz em quem nasce de novo é aquela que nos torna semelhantes aos Seu filho e a maior de todas as semelhanças é a obediência total à vontade do Pai. Com isso, conseguimos nos livrar das expectativas que tínhamos em relação à nossa própria vida e até mesmo das espectativas que outros tinham a nosso respeito. Há um plano maior e melhor traçado por Deus que nos aguarda e ele deve ser o nosso único foco. Diante dessa disposição, é possível que algumas das nossas expectativas ou as dos outros à nosso respeito se cumpram, mas simplemente porque elas fazem parte dos planos de Deus, elas coincidem com o que Ele traçou.
Agora, como nos livrar das expectativas que temos a respeito dos outros? No caso do nosso cônjuge, seria interessante nos casarmos com alguém que também possui uma nova natureza, que também abriu mão de suas próprias expectativas para realizar os planos de Deus. Com isso, não precisamos temer, pressionar, tentar ensinar ou manipular, pois essa pessoa com a qual nos tornamos uma só carne, também comunga de que o que Deus deseja é bem mais elevado e verdadeiro do que o que ela mesma sonha para sua vida. Ter um cônjuge que vive diariamente sendo transformado por Deus é a forma mais saudável de evitar alimentar nossas expectativas sobre o que ele deve ser ou fazer, pois podemos descansar por estar caminhando de mãos dadas com ele na mesma direção apontada por Deus.
Agora, vejamos as nossas expectativas em relação aos filhos. Creio serem as mais difíceis de administrar pois, muitas vezes, dizemos com a boca que eles são do Senhor, mas gritamos com nossas atitudes que eles são nossos. Então, é preciso um esforço de fé ainda maior para conseguir "baixar a guarda" e deixar que Deus dirija os passos dos nossos filhos, mesmo que os leve para um destino que nunca sonhamos para eles. Tenho duas lindas e maravilhosas filhas. Desde o ventre, elas foram consagradas a Deus. Oro diariamente por elas pedindo que suas escolhas sejam todas dirigidas pelo Senhor e que elas tenham prazer na vontade Dele. Desde escolhas como amizades, futuro cônjuge, profissão, até que roupa vestir. Essa oração, sendo atendida, já serei a mãe mais realizada do mundo. É claro que tenho expectativas sobre a vida delas, talvez até diferentes das expectativas que elas têm sobre suas próprias vidas o que já seria causa de uma boa dose de conflitos. Mas o antídoto é levá-las desde cedo a conhecer o Deus que as criou e resgatou com preço de sangue. Ele fez por elas o que eu não fiz. Meu corpo as gerou, mas Ele as comprou. Quando cumprimos essa missão, podemos descansar de que nem as nossas e nem as delas, mas as excelentes expectativas e os elevados planos do Senhor se cumprirão em suas histórias. Isso exige de nós uma fé tamanha de ir na contra-mão de uma cultura de posse abraçando uma cultura de "deixar" entendendo que quando deixamos, Deus cuida e dirije com uma maestria sem igual. Nesses planos Dele, estão inclusos ensinamentos, disciplina, momentos de confronto que não saberíamos administrar pois implicam dores que queremos, a todo custo, evitar. Mas no final, Ele nos mostrará que sabe o que faz e que vale a pena deixar em Suas mãos e descansar.
Precisamos ter e levar nossos entes queridos a ter um relacionamento genuíno com Deus. Assim, os planos Dele vão se transformando em nossas únicas expectativas e vamos vivendo exatamente aquilo que Ele deseja, sem nos sentirmos frustrados, sem culpa diante das expectativas dos outros e sem alimentar expectativas em relação a ninguém, entregando a nossa história e a história deles nas mãos do nosso verdadeiro dono e Senhor!
Adriana Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário