domingo, 31 de janeiro de 2016

CUIDADO COM OS ROUBADORES DE CORAGEM


"Nossos irmãos fizeram que a nossa coragem se extinguisse" Deuteronômio 1:28b
Nós ouvimos muito se falar de "roubadores de sonhos". Mas esta passagem bíblica mostra que existem os roubadores de coragem. Antes de realizarmos um sonho, precisamos de coragem. No contexto acima, não trata-se de um sonho humano. Trata-se de uma promessa divina ao seu povo de entrar e tomar posse de uma terra especial. É sobre isso que desejo refletir.
Deus tem promessas para todos os seus filhos. Elas são diferentes em muitos aspectos na vida de cada um deles, mas significam a plena vontade Dele realizada em cada história daquele que se chama pelo Seu nome! Mas existem alguns "ladrões" que tentam tirar a nossa coragem para caminhar em direção ao que Deus nos prometeu. No caso do povo de Israel, 12 líderes, um de cada tribo, foram ver a terra da promessa. Dez deles voltaram e falaram das dificuldades em entrar e conquistar a terra, devido os seus muros e seus gigantes. A nação foi contaminada com esse discurso e por causa do medo que lhes sobreveio, todo aquele povo ficou circulando por anos no deserto, até que a geração do medo morresse e apenas os corajosos pudessem participar da promessa.
Muitos de nós somos encorajados pela Palavra a confiar em Deus e até já conhecemos a Vontade Específica Dele para as nossas vidas. Ele já deixou claro, em nosso relacionamento com Ele, qual "terra" Ele tem reservado para cada um de nós. Mas depende de quem ouvimos e quem nos influencia, se iremos prosseguir ou morreremos no deserto. Esses "ladrões de coragem" podem ser internos ou externos. Vejamos alguns:
1) Nossa voz interior que nos impede de acreditar que somos capazes, devido experiências anteriores de fracasso. Muitas vezes, tiramos o foco do que Deus tem nos falado e nos acovardamos porque nos lembramos das derrotas do passado. Isso nos trava e nos limita. Por isso, a bíblia diz que devemos renovar a nossa mente. Que temos a mente de Cristo. Contra esse "ladrão" é preciso uma renovação diaria de nossos pensamentos e voltarmos o nosso olhar para os propósitos divinos e não para as nossas experiências.
2) As dificuldades reais da caminhada - O fato é que existem muros altos e gigantes que nos intimidam. Eles não são uma invenção. Nossa razão acaba nos paralizando e nos vemos como gafanhotos diante dos nossos inimigos. Isso é algo que precisa ser vencido com a fé! A fé não nos cega diante das dificuldades. Ela apenas eleva a nossa visão para O Deus que fez a promessa.
3) Pessoas que nos amam e querem nos proteger - Há situações em que quem nos rouba a coragem o faz com a motivação de proteger-nos dos perigos reais. Isso é muito comum. Mas elas acabam por abafar a voz da promessa e ecoar a voz do medo em nossos corações. Precisamos discernir as vozes e dar ouvidos a Deus que é fiel para cumprir o que prometeu, apesar dos iminentes perigos da caminhada. Isso é muito difícil de fazer pois queremos agradar a quem amamos. Queremos tranquilizar quem está expressando seu cuidado genuíno por nós. Mas como não se trata de um sonho maluco, sim de projetos divinos, devemos prosseguir agradando ao Senhor com a nossa completa confiança e dependência Dele.
4) Aqueles que não têm a nossa coragem e não querem que ninguém tenha. Existem pessoas que passarão a vida inteira girando no deserto e não querem fazer isso sozinhas. Elas não pagam o preço de conquistar aquilo que Deus já sonhou para elas e se ofendem quando alguém está pagando esse preço. Então, sorrateiramente, elas se aproximam e tentam nos fazer contentar-nos com o deserto. Tentam nos acomodar em nossa zona de conforto e nos paralizar em nossa covardia com a qual elas nos contagiam, minando nossa energia. Logo nos vemos inertes, sem forças, sem coragem e vivendo uma vida medíocre como a grande maioria. Precisamos nos afastar delas e ocupar o nosso tempo com aquilo que nos aproxima do que Deus diz que fará. Josué e Calebe conseguiram ser a voz da minoria, mas que expressava exatamente a vontade de Deus!
Não sei como você está, mas minha oração é que você cresça em seu relacionamento com Deus, conheça a vontade Dele para a sua vida e tenha a coragem de acreditar nas promessas Dele. Que você vença o medo interior, vença as circunstâncias intimidadoras, vença a voz de proteção que também acaba lhe protegendo de receber o que Deus quer lhe dar e vença a voz do covarde que não quer perder sozinho.
Deus tem planos maravilhosos para seus filhos. Aquele que acredita e vive cada dia na graça do "Não Temas" torna-se forte e corajoso para ver todos os planos divinos concretizados em sua história!
Que o Senhor nos faça fortes e corajosos como expressão de nossa confiança plena Nele!
Adriana Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário