quinta-feira, 31 de março de 2016

VOCÊ TEM AMIGOS? VOCÊ É AMIGO?


Esta semana, alguém me perguntou: "você tem amigos"? Se essa pergunta fosse feita há alguns anos,eu responderia rapidamente. "Tenho muitos". Mas ela veio em um momento que tenho refletido profundamente sobre o tema. Por isso, demorei a responder e disse que acho que tenho, mas só meus amigos podem dizer que os tenho de verdade. Ao pensar em pessoas que eu considero amigas, nem precisei usar todos os dedos de uma mão. Eu sei de quem eu sou amiga, mas já não sei identificar se sou correspondida. A verdade é que muita coisa muda quando não temos mais dinheiro ou quando temos, quando não temos um cargo ou quando o temos, quando perdemos o poder de influência ou quando a temos, e assim sucessivamente. Para mim, amizade de verdade sobrevive às reverses da vida, aos sucessos e aos fracassos.Para mim, não conhecemos as pessoas até que decidimos chamá-las de amigas ou até que escolhemos nos afastar delas a partir do que passamos a conhecer. Uma das marcas de amizade é a afinidade no caráter, mesmo que em todo o resto haja diferenças gritantes. Escolher e manter um(a) amigo(a) é algo tão sério quanto escolher com quem casar, com quem abrir uma sociedade. Aliás, a quebra de aliança no casamento e nos negócios, na verdade, é a expressão do fim de uma amizade.
 O ser amigo e ter amigo é algo muito profundo e devemos ter muito cuidado ao dizer: "Essa pessoa é minha amiga"! Nessa dinâmica que muitos a vivem de forma leviana, existem aqueles que são amigos por serem políticos Não necessariamente a política partidária, mas aquela política que diz: "É sempre bom ter pelo menos um amigo médico e advogado, pois todo mundo precisa de um deles um dia". Ou seja, são pessoas que escolhem os amigos pelo que eles podem lhe oferecer. Há aqueles que são manipuladores de carteirinha, cujo caráter é totalmente duvidoso, por isso precisam "se limpar" aproximando-se de gente do bem. Suas amizades não passam de álibis para continuarem sendo quem são no escuro e se fazerem de santos posando ao lado de quem presta. Há aqueles que só são amigos deles mesmos e para tanto, ampliam o número de amigos sempre que necessário para terem seus desejos atendidos. Há os que são amigos para obterem informações privilegiadas. Como informação é poder, quanto mais amigos eles conquistam, mais confiança ganham, mais poder tem e cada informação colhida é apenas uma arma com potencial de uso para benefício próprio. Há aqueles amigos que bajulam, elogiam e fazem amigos falando mal dos inimigos daqueles que eles querem conquistar a amizade. Há tantos tipos de "amigos" que chegam até a ser verdadeiros inimigos.  Esses talvez sejam o pior tipo de inimigo que alguém pode ter. Amigos que prejudicam, que se aproveitam, que simplesmente são bons atores nos causam prejuízos emocionais irreparáveis, sem contar outros tipos de prejuízo.
Conseguir terminar a vida com pelo menos quatro amigos que carreguem o meu caixão, parece ser um desafio grande num contexto de tanta falsidade, tantos interesses, tanta superficialidade. Na verdade, a bênção está em conseguir ser correspondido(a) em nosso sentimento de amizade. Tente fazer uma festa na qual o número de amigos tenha que ser restrito? O que acontece é que você convida amigos que se surpreendem com o convite porque não são tão amigos seus como você é deles. Por outro lado,você não convida amigos que achavam que eram seus amigos como você é amigo deles. A amizade mesmo acontece quando você é amigo de quem verdadeiramente é seu amigo, quando há uma afinidade de caráter, onde há uma troca e não um abuso, onde há verdade e não interesses, onde há amor e não intenções egoístas e mesquinhas. Onde pessoas não são bancos, não são partidos, não são eleitores, não são consumidores, não são aquilo que vem antes de seus nomes. Pessoas são pessoas e com as quais desejamos estar, diante das quais podemos aprender e ensinar. Pessoas que são alvo de nosso afeto, mesmo que o tempo passe, mesmo que tudo mude, mesmo que tenhamos que lidar com a amarga realidade da distância. Amigos são pessoas que consideramos preciosas pelo valor que elas carregam no coração e não pelo status de tê-las ao nosso lado. Amizade é um sentimento que dá sentido a nossa vida e que nos faz crescer quando cultivada com as pessoas certas. Amizade mesmo, poucos terão, poucos saberão ser e ainda poucos saberão receber.
Adriana Garcia

2 comentários:

  1. parabéeeeeeeeeeeens lindo texto !!! AMEI !!! <3

    ResponderExcluir
  2. Parabéns o texto é muiiiiiito real, tenho refletido bastante sobre amizade, as pessoas perderam o real sentido da palavra amizade, muitos de nossos "amigos" tem algum tipo de interesse quando se aproximam, nem sempre este interesse é material ou financeiro mas tenho notado que há sempre o interesse de se beneficiar de alguma forma .... muitas decepções...

    ResponderExcluir